segunda-feira, 22 de setembro de 2008

HISTÓRICO



A Escola Municipal Frei Tadeu, foi concebida a partir da necessidade apresentada no Bairro Vilinha, cidade de Imperatriz-MA, que estava em crescimento acelerado e já não dispunha de espaços adequados que atendessem à demanda para o ensino fundamental e médio.
Sendo, então, de responsabilidade legal do município a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (menor e maior), começa-se a gestar a idéia de uma escola ampla, a ser construída atendendo às recomendações estruturais do Ministério da Educação.
Encontrado espaço adequado à rua 07, s/n, no então nascente Bairro Parque Avenida (Vilinha), o Governo Democrático e Popular inaugura o prédio da escola em 27 de setembro de 2004 no final da gestão do Prefeito Jomar Fernandes e da Secretária de Educação Profª. Regina Célia Costa Lima.
Seu primeiro ano de funcionamento, com mais de 400 alunos, aconteceu em 2005 na gestão do Prefeito Ildon Marques de Souza.
Teve como primeiro Diretor Geral, o Prof. Jônatas Nobre de Mesquita, indicado em 2005 pela Secretaria de Educação, sendo a vice-diretora a Profª. Maria Aparecida Dantas da Silva. Em 2006 o Prof. Mesquita e a Profª Maria Aparecida assumem novamente a direção da escola, porém agora eleitos pela comunidade escolar para o período de dois anos.
No ano de 2007 a escola atende estudantes de Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental no turno matutino e até o 9º ano no turno vespertino, num total de mais de 550 alunos.
Nesse ano participou pela primeira vez do desfile em comemoração à Independência do Brasil. Evento realizado em 05 de setembro de 2007, antecipando a data oficial (07 de setembro), conforme calendário da Secretaria Municipal de Educação que agenda a “Semana da Pátria”, de modo a poder participar em cada bairro. Sendo a Escola Frei Tadeu organizadora do evento no bairro, conseguiu reunir escolas, creches, representantes das igrejas e associações ligadas à comunidade, além da polícia militar.
Com alguns instrumentos emprestados pela Escola Municipal Santa Teresa D’Ávila, do bairro Cafeteira (01 tarol, 02 caixas, 01 surdo e 01 bumbo), sob a orientação de Júlio Cerzar, os alunos ensaiaram com a própria escola e com as demais do bairro. No dia do evento contaram com a solidariedade de algumas escolas municipais que disponibilizaram suas bandas para acompanhar todo o desfile, bem como a banda da Polícia Militar.
Nas comemorações do seu terceiro aniversário (2007) e inspirando-se no mês da Independência do Brasil, setembro, foi realizado um concurso entre os alunos para a escolha da Bandeira da escola. Tendo um número expressivo de participantes entre os alunos do 5º ao 9º ano, utilizando-se das cores das bandeiras do Brasil, Maranhão e Imperatriz, foi escolhida a bandeira apresentada pelo aluno Rochiel de Alencar Costa do 8º ano vespertino.
Percorrendo os trâmites exigidos para a sua legitimação conforme a lei, a escola possui autorização de funcionamento desde 2005. Estando, atualmente, em processo final de reconhecimento pelo Conselho Municipal de Educação.
Recebeu o nome de Escola Municipal Frei Tadeu em homenagem a um frade capuchinho que desde o ano de 1961 dedicou sua vida a serviço do povo maranhense, permanecendo em Imperatriz por quase 15 anos. Este morreu assassinado em 19 de julho de 2003, vítima da violência de nossa cidade. Frei Tadeu deixa como legado a sua própria história de vida: “Exerceu seu sacerdócio pela lógica da doação; não reteve nada para si, apenas doou-se para os outros”.
























































Nenhum comentário: